Adriana Suzart Ungaretti Rossi
CRP 06/103610 - Psicóloga graduada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especialista em Clínica Analítico-Comportamental pelo Núcleo Paradigma e especialista em Neuropsicologia pelo CFP. Orientadora de monografia pelo Núcleo Paradigma. Docente convidada em cursos de especialização e de formação. Pesquisadora do Programa de Atenção à Primeira Infância (PAPI) da UNIFESP. Realiza psicoterapia analítico-comportamental de crianças, adolescentes e adultos, orientação e treinamento parental, reabilitação neuropsicológica infanto-juvenil e é supervisora de casos clínicos.
Alessandra Villas Boas
Possui graduação em Psicologia (2003), mestrado em Psicologia Experimental (2006) e doutorado em Psicologia Clínica (2015), todos pela Universidade de São Paulo. Sendo o último realizado com estágio sanduíche na University of Wisconsin-Milwaukee e na University of Washington (Seattle), EUA. Possui Certificação de Treinadora em FAP, concedido pela University of Washington (2015) e Acreditação em Análise do Comportamento concedida pela Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC - 2016). Atualmente atua como terapeuta clínica, supervisora de terapeutas e ministra cursos teóricos, práticos e experienciais sobre Psicoterapia Analítica Funcional (FAP).
Alvaro Arturo Clavijo-Alvarez
Arturo Clavijo formou-se na Universidade Nacional de Colombia. Posteriormente, obteve um diploma de especialista em psicologia do consumidor da Fundación Universitaria Konrad Lorenz, fez um mestrado em Análises do Comportamento na Universidade Nacional de Colômbia e um doutorado na Universidade de São Paulo. Tem trabalhado como professor em diferentes universidades e atualmente é diretor do Departamento de Psicología da Universidad Nacional de Colômbia. Como parte de sua experiência de ensino, ele ministrou vários cursos de psicologia clínica. Parte de sua pesquisa sobre comportamento de escolha aplica-o ao seu possível uso em intervenções psicológicas; em particular, no autocontrole. Agora está particulaermente interessado na interpretação e aplicações clinica da perspetiva do behaviorismo molar.
Ana Arantes
Mestre em Educação Especial e Doutora em Psicologia do Comportamento e da Cognição (UFSCar) e Board Certified Behavior Analyst. Foi professora do Departamento de Psicologia e do curso de especialização em Análise do Comportamento Aplicada da UFSCar e pesquisadora de Pós-doutorado do Instituto LAHMIEI Autismo.
Ana Beatriz Chmati
CRP: 06/91373 Psicóloga, especialista em clínica analítico comportamental e mestre em psicologia experimental. Foi coordenadora de diversos cursos voltado para infância, adolescência e parentalidade. Foi coordenadora e professora do Programa de Análise do Comportamento na UPIA – Unifesp (2013-1015). Trabalhou no Early Years & Counselling na Green School, Bali-Indonésia, escola referência em educação contemporânea. Atualmente é coordenadora do curso "Formação em desenvolvimento humano: infância e adolescência" no IPq-HCFMUsp e também do curso "Aprimoramento em clínica analítico comportamental: orientação parental e intervenção com crianças e adolescentes" no Centro Paradigma. Atua com parentalidade, atendimento infantil, adolescente e familiar. É autora do livro infantil “Abra a Caixa”
Ana Carmen Oliveira
CRP 06/72530 - Doutora em Ciências do Comportamento pela UnB (2009). Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC de São Paulo (2004). Psicóloga formada pela PUC Minas (1999). Atua como terapeuta de adolescentes e adultos no CeAC Centro de Análise do Comportamento de São Paulo. No Paradigma é professora convidada do Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada e faz parte do grupo de pesquisa Processo-Resultado em Terapia Analítico Comportamental. É pesquisadora colaboradora da RedeTAC - Rede de Colaboração Interinstitucional para a pesquisa e o desenvolvimentos das Terapias Analítico-Comportamentais.
Ana Karina de-Farias
Psicóloga Clínica, no CaMtos - Centro de Atenção Multiprofissional. Possui Graduação em Psicologia (1998) e Mestrado em Psicologia - Processos Comportamentais (2001), pela Universidade de Brasília. Atua principalmente nos temas Análise Comportamental Clínica, e Psicologia da Saúde. É organizadora dos livros "Análise Comportamental Clínica: Aspectos teóricos e estudos de caso" (Artmed, 2010) e "Ciências da Saúde: O trabalho de equipes multiprofissionais em diferentes contextos" (Juruá, 2019), e co-organizadora de "Skinner vai ao cinema" (ESETec, 2007, reeditado em 2014, pelo Instituto Walden4), "Skinner vai ao cinema: Volume 2" (2014, Instituto Walden4); "Skinner vai ao cinema: Volume 3" (2016, Instituto Walden4), e "Teoria e Formulação de Casos em Análise Comportamental Clínica" (Artmed, 2018).
Ana Lucia Ulian
possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1977) e doutorado em Psicologia Clinica pela Universidade de São Paulo (2007). Professora adjunto I, aposentada, da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Psicologia Clínica Comportamental, atuando como terapeuta e como supervisora, pois a ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica está relacionada com a formação do terapeuta analítico-comportamental.
Ananda Pantet
Psicóloga formada pela PUC-SP e qualificada em Terapia Analítico-Comportamental pelo Paradigma. É co-criadora do Terapia Racial, projeto desenvolvido para suprir as demandas raciais, membro da RedeTAC (rede colaborativa interinstitucional para pesquisa e desenvolvimento das terapias Analítico-Comportamental) e do TACN1, que realiza pesquisas de processos e resultados terapêuticos. Além de trabalhar em clínica particular há 5 anos e ser facilitadora em grupos de apoio para portadores de TOC pela ASTOC.
Andeson Gonçalves Carneiro
CRP06/134026 – Psicólogo, analista do comportamento. Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual do Piauí. Mestre e Doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Terapia Comportamental (HU-USP). Possui Treinamento Intensivo em Ativação Comportamental no Tratamento da Depressão (IAAC). Orientador de trabalho científico-monográfico (PARADIGMA). Colaborador no Laboratório de Investigações Comportamentais (LaBIC-IP/USP) desde 2011, no qual realizou pesquisas nas áreas de controle de estímulos na interação respondente-operante, farmacologia comportamental e modelos experimentais de psicopatologia.
Artur Vandré Pitanga
Graduado em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (2006). Mestre e Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professor universitário na Faculdade de Psicologia da Unievangélica. Tem experiência em análise comportamental clínica. Atua como terapeuta comportamental com ênfase em terapia analítico funcional e terapia de aceitação e compromisso.
Atua ainda coordenador acadêmico, professor e supervisor em cursos de Pós Graduação no Instituto Goiano de Análise do Comportamento (IGAC).
Bernardo Dutra Rodrigues
CRP 06/106121 - Mestre em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará, Especialista em clínica analítico-comportamental pelo Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento e Psicólogo pela Universidade da Amazônia.
Atualmente é membro da Diretoria da ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental e Membro de corpo editorial da Boletim Paradigma.
Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Experimental. Atuando principalmente nos seguintes temas: Clínica analítico-comportamental, Acompanhamento terapêutico, Responsabilidade social do profissional de psicologia e Pesquisa de processo-resultado em psicoterapia.
Cahuê Talarico
Doutorando em Direito Civil pela PUC/SP. Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela Universidade Metropolitana de Santos.
Professor na Universidade Paulista (UNIP).
Professor na Universidade Brasil - Faculdade do Guarujá.
Professor em Cursos Preparatórios para Concursos Públicos e Exame da OAB.
Advogado.
Presidente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/ Santos.
Cainã Teixeira Gomes
Graduação em Psicologia pela PUC-SP, especialização em Terapia Analítico-Comportamental pelo Centro Paradigma de Ciências do Comportamento e mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC-SP com período sanduíche na Universidade de Gent, sob orientação do Prof. Dermot Barnes-Holmes. Cursou o Intensive Training em Terapia Comportamental Dialética (DBT) pelo Behavioral Tech / The Linehan Institute. É colunista do portal Comporte-se e atua como psicólogo clínico no InPBE - Instituto de Psicologia Baseada em Evidências. Recebeu o prêmio de Student Spotlight Award 2017 da Association for Contextual Behavioral Science. É membro do Laboratório de Terapia Comportamental Dialética (DBT-LAB). É professor e supervisor clínico do curso de Qualificação Avançada do Centro Paradigma de Ciências do Comportamento.
Carina Soares
Possui graduação em Psicologia e mestrado e análise aplicada do comportamento/ núcleo paradigma.
Atua como Terapeuta Analítica comportamental atuando principalmente nos seguintes temas: estratégias de intervenção em pessoas com TEA e comportamento verbal.
Tem experiência em supervisão de Terapia Analítico-Comportamental, tendo atuado como professora no curso de especialização em terapia analítico comportamental pela faculdade santíssimo sacramento.
É diretora do espaço Ideal, clínica especializada em tratamento de pessoas com TEA.
Carlos Aznar-Blefari
Psicólogo CRP 08/14182, especialista em Psicologia Clínica e mestre em Psicologia Forense com ênfase em avaliação e clínica forense pela Universidade Tuiuti do Paraná. Doutorando em Psicologia pela PUC-RS. Sua dissertação de mestrado teve como objetivo avaliar o efeito de um treinamento de profissionais para o uso do protocolo NICHD (National Institute of Health and Human Development) em entrevistas investigativas de casos de abuso físico e sexual infantil. Perido ad hoc em casos sob a suspeita de abuso sexual infantil. Professor das disciplinas de Psicologia Jurídica, Psicometria e Avaliação da Inteligência na FAE Centro Universitário e Pesquisa e Produção Científica em Psicologia. Professor do curso de pós-graduação em Psicologia Jurídica na UNOESC (Joaçaba/SC) e UNIDAVI (Rio do Sul/SC) onde leciona a disciplina de Violência Psicológica e Vitimização, pós-graduação em Psicopedagogia e Neuropsicologia na FAE Centro Universitário onde leciona as disciplinas de Pensamento Científico em Ambiente Educacional e Neuropsicologia Forense. Tem experiência em atendimento clínico na abordagem cognitivo-comportamental. Atuou no treinamento de policiais civis, militares, federais, guarda municipal e exército para o enfrentamento da exploração sexual infantil no período da copa do mundo de 2014 no Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa em Violência, Vulnerabilidade e Intervenções Clínicas (GPeVVIC - PUC-RS). Coordena grupo de estudos sobre abuso sexual infantil na iFOR (Íntegra Forense). Membro da International Society for the Prevention of Child Abuse and Neglect (ISPCAN-USA), International Association for Correctional and Forensic Psychology (IACFP-USA) e International Investigative Interviewing Research Group (iIIRG-UK).
Carlos Eduardo Costa
Doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado (2015) junto ao Programa de Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada, no Paradigma: Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento (SP). Professor Associado da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento na UEL. Editor Geral do periódico Acta Comportamentalia (2020-2021) e Editor Associado dos periódicos Revista Brasileira de Análise do Comportamento (REBAC, desde 2005) e Perspectivas em Análise do Comportamento (desde 07/2015) . Membro da REDETAC (www.redetac.org, desde 2018).
Carolina Perroni
CRP 06/66205 - Psicóloga Analista do Comportamento, Mestre em Psicologia Experimental pela PUC- SP, supervisora dos residentes em psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. É terapeuta de casais usando o Método Gottman de Terapia de Casais, adulto se adolescentes. com experiência na área de Transtorno do Controle do Impulso com ênfase em Jogo Patológico e Compras Compulsivas.
Caroline Ferreira Silva
CRP 06/135281 - Psicóloga Formada pela Universidade de São Paulo (USP-SP). Especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e Outros Atrasos do Desenvolvimento pelo Núcleo Paradigma. Mestranda em Análise do Comportamento pelo Núcleo Paradigma. Atua com Supervisão de atendimentos de indivíduos com desenvolvimento atípico, Treinamento e Orientação de Pais e Profissionais. Fundadora do Abacessivel.
Caroline Leonor da Silva
É graduada em Psicologia pela Universidade São Judas Tadeu (2013), mestre em Ciências do Envelhecimento (2017) também pela Universidade São Judas Tadeu e possui aprimoramento em Terapia Analítico Comportamental pela mesma instituição (2014). É especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e Atrasos no Desenvolvimento pelo Centro Paradigma de Ciências do Comportamento (2017), onde, atualmente, exerce a função de supervisora e professora no curso de especialização. Foi estagiária de psicologia da Associação de Amigos do Autista de São Paulo (2012-2013), terapeuta do serviço ARPA (2013- 2017) e pesquisadora colaboradora do grupo de pesquisas sobre envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu. Possui diversos cursos voltados a Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista, como o de aplicação do protocolo VB-MAPP (2017). Atualmente é orientadora comportamental na escola CrerSer – Educação Especial e supervisora no Núcleo De Consultoria Educacional Inclusiva (NCEI) e da Clínica Diálogo e Compreensão. Atua com Análise do Comportamento Aplicada a esse público desde 2012. Tem experiência na área escolar e acompanhamento terapêutico, atuando principalmente nos seguintes temas: Envelhecimento; Desenvolvimento atípico; inclusão; avaliação comportamental; e Análise do Comportamento Aplicada.
Catarina Malcher Teixeira
Possui Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1996). Formação do Psicólogo pela Universidade Federal do Pará (1997), Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (2001) e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2015). É docente adjunto IV do Departamento de Psicologia e docente colaborador do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Psicologia Clínica. Estuda os temas: Habilidades Sociais, Assertividade e Terapia Comportamental Infantil.
Catarine Santos Souza
Psicóloga e especialista em Análise do Comportamento e Terapia Analítico-Comportamental pela Unipar-PR. Cursou aprimoramento em Terapia de Casal e Família no Núcleo Paradigma-SP.
Sócia da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental. Foi presidente da Comissão Local do Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental e II Encontro Sul-Americano de Análise do Comportamento em Foz do Iguaçu, 2016.
Atualmente é Coordenadora local de Foz do Iguaçu do Projeto ABPMC Comunidade.
Clarissa Moreira Pereira
Possui graduação em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006), especialização em Psicologia Comportamental e Cognitiva pela USP (2007), mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC-SP (2009) e doutorado em Psicologia Experimental pela USP (2015). Fez doutorado sanduíche na University of North Texas (2012), onde teve experiência com laboratório de pesquisa experimental e pesquisa aplicada com animais.
Atualmente é coordenadora, professora e supervisora no curso de aprimoramento em Orientação Parental e Intervenção com Crianças e Adolescentes, professora de Conceitos Básicos em Análise do Comportamento e professora e orientadora de monografia nos cursos de qualificação avançada em Terapia Comportamental e Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista no Paradigma: Centro de Ciências do Comportamento.
Possui experiência clínica no atendimento de adolescentes e crianças e em orientação parental, e no atendimento de adultos em terapia analítico-comportamental.
Claudia Coimbra
Psicóloga clínica, professora, supervisora, orientadora e coordenadora de pós-graduação (Paradigma - Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento). Possui graduação em Psicologia pela PUC de São Paulo (2006), Mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela PUC de São Paulo (2010) e Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela PUC de São Paulo (2015).
Denigés Maurel Regis Neto
Possui Mestrado e doutorado em psicologia experimental pela PUC-SP, é professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e no Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento. Atua como terapeuta comportamental e no estudo de modelos experimentais e teóricos de psicopatologia. Tem ministrado cursos sobre controle aversivo e emoção bem como de estratégias clínicas de intervenção.
Denis Roberto Zamignani
CRP 06/52.088-7 - Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Graduado em Psicologia e Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC-SP. Analista do comportamento acreditado pela Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental.
Diretor acadêmico do Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento, onde é docente do Mestrado profissional em Análise do Comportamento Aplicada, além de coordenador do Laboratório de estudos de processo-resultado em terapia analítico-comportamental e do grupo de pesquisa Análise do comportamento, estresse de minoria e população LGBTQI+: processos comportamentais e de saúde, desenvolvimento de tecnologias de intervenção e políticas públicas.
Foi Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Comportamental (ABPMC), gestão 2015-2016, vice-presidente da gestão 2010-2011 e atual membro do Conselho Consultivo. É membro do corpo editorial da Revista Perspectivas em Análise do Comportamento e da Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. Membro da ABPMC, Sociedade Brasileira de Psicologia e Society for Psychotherapy Research (SPR).
Contribuiu na organização e gestão dos VI e VII, XXIV e XXV Encontros e foi presidente do XIX e XX Encontros da ABPMC e do I Encontro Sul-Americano de Análise do Comportamento.
Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em intervenção terapêutica, pesquisa em psicoterapia e formação profissional do psicólogo, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia analítico-comportamental, pesquisa de processo-resultado em psicoterapia, Estresse de minoria e população LGBTQIA+ e Ensino de análise do comportamento. (Fonte: Currículo Lattes )
Denise Lattieri
Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília – UniCeub (2004). Graduada em Administração de Empresa pelo Centro Universitário UDF (2002). Mestre em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília – UniCEUB (2017). Especialização em Análise Comportamental Clínica pelo IBAC (2005). Formação em Terapias Comportamentais Contextuais pelo CEFI/CIPOC (2019). Formação em Terapia Comportamental Dialética pelo Behavioral Tech / The Linehan Institute (2017). Diretora e responsável técnica da Atitude Clínica Psicológica. Diretora e gestora da Atitude Cursos. Docente do Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC) e professora convidada de outros institutos de Pós Graduação. Vice-presidente (gestão 2019/2020) da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC). Membro da Associação de Ciências Comportamentais Contextuais (ACBS).
Denise Vilas Boas
Denise de Lima Oliveira Vilas Boas é Doutora em Psicologia experimental: análise do comportamento, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Analista do comportamento acreditada pela Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental. É Diretora do Núcleo Tríplice em análise do comportamento. Atualmente é professora da Universidade de Fortaleza e professora visitante do Paradigma: núcleo de análise do comportamento.
Eduardo Santos Miyazaki
CRP 06/113598 - Graduação pela Universidade Estadual de Londrina. Aprimoramento em Psicologia da Saúde, mestrado e doutorado pela Famerp. Formação em terapias contextuais pelo Centro Paradigma. Aluno de pós doutorado no Centro Paradigma. Psicólogo clínico (IPECS) e psicólogo da saúde (Funfarme). Professor colaborador da faculdade de medicina de Rio Preto (Famerp) e professor do centro universitário de Rio Preto (Unirp)
Eduardo Sousa Gotti
CRP 04/55653 - Terapeuta analítico-comportamental. Psicólogo-tecnólogo do Laboratório de Análise do Comportamento da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Membro da RedeTAC - Rede de colaboração interinstitucional para a pesquisa e o desenvolvimento de pesquisas das terapias analítico-comportamentais. Membro de grupo de estudos de Ativação Comportamental para Depressão do Centro Paradigma - São Paulo. Preceptor da Psicologia na Atenção Básica em Saúde no programa de Pós-graduação da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da UFTM.
Elder Lanzani Freitas
Psiquiatra e Psiquiatria Infantil pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo - IPq HCFMUSP. Graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo. Médico voluntário do Programa do Transtorno do Espectro Autista (PROTEA) - IPq HCFMUSP. Pesquisador do Laboratorio de Neurociência LIM 27 IPq HCFMUSP. Especialista em Terapia Analítica Comportamental pelo Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento.
Elisa Sanábio Heck
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1997), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2000) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2004). Atualmente é professor adjunto 3 da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Controle Verbal, atuando principalmente nos seguintes temas: controle verbal (comportamento governado por regras), desamparo aprendido e terapia analitico comportamental.
Fabiana Guerrelhas
CRP 06/52437 - Psicóloga formada pela PUC SP, mestre em Psicologia Clínica pela USP SP. Terapeuta Analitico comportamental do INBIO. Instituto de Neuropsicologia e Biofeedback de Ribeirão Preto. Supervisiona casos clínicos e acompanhamento terapêutico. Colunista do portal Cidade ON, onde publica crônicas sobre experiências pessoais e assuntos variados, sob a luz da análise do comportamento.
Fabricio de Souza
Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997). Pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia, nesta mesma instituição, obteve os títulos de Mestre em Psicologia (2000) e Doutor em Psicologia (2006). Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade de Manitoba (UofM)-Winnipeg, Canadá (2015-2) e no Paradigma - Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento - São Paulo, Brasil (2016-1). Professor (Adjunto IV) no Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de 1) aplicação da Análise do Comportamento (Terapia Analítico-Comportamental) com jovens e adultos; na 2) pesquisa da interação social entre adolescentes mediada pela internet e na 3) investigação da interação humana e animal segundo o enfoque evolucionista.
Fatima Conte
CRP 08/0258 - Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo-USP-(1996); Mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas –PUC- (1983) e Especialização em Analise do Comportamento pela UFSCar- Universidade Federal de São Carlos-SP. Sócia-fundadora do Instituto Continuum e do CINP - Centro Integrado de Neuropsiquiatria e Psicologia Comportamental. Coordenadora da Formação em Terapias Contextuais (iContinuum). Psicoterapeuta desde 1979
Felipe Pinheiro de Figueiredo
Médico Psiquiatra, com residência médica na sub-especialidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. Tem Doutorado em Medicina (Área de concentração - Saúde Mental) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (2016). Especialista em Terapia Analítico-comportamental pelo Instituto de Estudos em Análise do Comportamento (PSICOLOG). Atualmente atua na Essentia, clínica de assistência e capacitação em Psiquiatria e Psicoterapias, e é professor de Medicina na Unicesumar, coordenando o internato em Saúde Mental.
Fernanda Castanho Calixto
CRP 06/137658 - Pós doutoranda em Psicologia pela UFSCAR e Centro Paradigma de Ciências do Comportamento, sob a supervisão da Dra. Maria de Jesus Dutra dos Reis e Dr. Roberto Banaco com financiamento FAPESP. Doutora em Psicologia na Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Desenvolve atividades de pesquisa e docência. Desenvolve pesquisas, intervenções e supervisiona atendimentos relacionados aos seguintes temas: autocontrole, impulsividade, gaming e internet addiction, agressividade, compulsão, abuso de substâncias, tomada de decisão e transtornos da personalidade.
Gabriela Martim
Graduada e Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Clínica Analítico-Comportamental. Já foi docente em graduação e atualmente é docente em Pós-Graduações. É psicóloga clínica e supervisora em consultório particular, com ênfase nas terapias comportamentais contextuais (FAP e ACT). É também uma das líderes brasileiras do Projeto Global Viva com Consciência, Coragem e Amor, criado por Ph.D Mavis Tsai, e colunista do Comporte-se, produzindo conteúdos em FAP.
Gabriela Zin
Profª Ms. Gabriela Zin, psicológa clínica, analista do comportamento e docente no Centro Universitário Central Paulista - UNICEP. Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar com enfase em Economia Comportamental e Altruísmo. Atualmente pesquisadora na área de gênero, transgeneridade, mindfulness, altruismo, cooperação e generosidade.
Gibson Weydmann
Psicólogo, com ênfase em psicologia clínica (UNISINOS). Mestre em Psicologia e doutorando no Laboratório de Psicologia Experimental, Neurociências e Comportamento (LPNeC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Terapias Comportamentais Contextuais (CEFI). Membro da Rede de Colaboração Interinstitucional para a Pesquisa e Desenvolvimento das Terapias Analítico-Comportamentais (RedeTAC). Sócio da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP).
Ila Marques Porto Linares
CRP 06/101492 - Doutora em Saúde Mental e Mestre em Neurociências, pela Universidade de São Paulo. Especialista em clínica analítico-comportamental pelo Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento. Psicóloga pela Universidade Federal de São Carlos.
Atua no Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento como supervisora e docente no curso de Especialização em Clínica Analítico-Comportamental.
Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Clínica analítico-comportamental para adultos e crianças, neurociências e medicina do sono.
Ishtar N. Schmitz Michels Dantas
Graduada pela Universidade Federal de Rondônia em Psicologia
Pós-graduada em Terapia Comportamental pela Faculdade Santo André
Capacitada pela Fábrica de Competências em Treinamento de Habilidades Sociais
Atua no contexto clínico no Conhecer - Instituto de Psicologia Comportamental em Rondônia tendo como principais áreas de interesse: ansiedade, terapia comportamental e treinamento de habilidades sociais.
Jan Luiz Leonardi
CRP 06/97994 -Jan Luiz Leonardi possui graduação em Psicologia pela PUC-SP, especialização em Terapia Comportamental pelo Paradigma, formação em Terapia Comportamental Dialética pelo Behavioral Tech, mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC-SP e doutorado em Psicologia Clínica pela USP. Foi coordenador acadêmico da pós-graduação em terapia comportamental do Paradigma por 7 anos e vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC) na gestão 2015-2016. Além de atuar como psicólogo clínico, é coordenador da Formação em Psicoterapia Baseada em Evidências do InPBE - Instituto de Psicologia Baseada em Evidências e docente do Mestrado em Análise do Comportamento Aplicada do Paradigma. É membro fundador e atual presidente da ABPBE - Associação Brasileira de Psicologia Baseada em Evidências. Contato: janleonardi@gmail.com
Joana Singer Vermes
CRP 06/62670 - Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). É doutoranda em Neurociência e Comportamento pela Universidade de São Paulo e pesquisadora no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP. Foi professora da Universidade Ibirapuera. Atualmente, é sócio-diretora da Associação Paradigma de Ciências do Comportamento. É professora e supervisora do Curso de Especialização em Clínica Analítico-Comportamental do Paradigma e coordenadora e professora do Curso de Formação em Terapia Analítico-Comportamental Infantil da mesma instituição. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Estados Subjetivos e Emoção, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia comportamental, Transtorno de Estresse Pós Traumático, Relação Terapêutica, Transtornos de Ansiedade, Orientação Parental e Transtorno Obsessivo-Compulsivo. Trabalha como psicóloga e supervisora clínica em atendimento a adultos, adolescentes e pais. (Texto informado pelo autor)
Larissa Zeggio Perez Figueredo
Conhecida como "professora de rodinhas" por viajar semanalmente por todo o Brasil para lecionar, é professora, psicóloga clínica, mestre e doutora em neurociências, que se tornou uma apaixonada por neuroeducação e desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Viciada em evidências científicas e como as transpor para o cotidiano e para a clínica; afinal, acredita que a ciência deve estar em benefício da população. Coordena o curso de especialização em Neuropsicologia Clínica do CENSUPEG, é diretora do IBIES (Instituto Brasileiro de Inteligência Emocional e Social), responsável técnica no Brasil pela Formação Internacional do Método FRIENDS e Diretora Clínica e Psicóloga na Clínica Mudanças Positivas em Florianópolis. É autora de diversos livros, capítulos e artigos. Paulistana, mas mora em Florianópolis (SC) e não troca a ilha da magia por nada!
Laura Zamot Rabelo
É psicóloga, mestre e doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com estágio de doutorado sanduíche realizado na Maynooth University, na Irlanda. Foi docente da UFSCar, Uniara e PUC Minas campus Poços de Caldas. Atualmente é membro do TACn1: Laboratório de Pesquisa Processo-Resultado em Terapia Analítico-Comportamental e psicóloga em clínica particular.
Leana Bernardes
Mestre em Psicologia Experimental: análise e evolução do comportamento pela PUC-GO, especialista em Psicoterapia Analítico Comportamental pela PUC-GO e graduada em psicologia pela PUC-GO. Possui treinamento em Intervenção Comportamental Intensiva e Precoce pela ASSERT, UTah State University, Logan, Estados Unidos (2018). É sócia - proprietária da empresa Instituto Goiano de Análise do Comportamento (IGAC) onde também faz atendimento clínico e supervisão de casos de intervenção precoce em desenvolvimento atípico. Coordenadora, docente e supervisora do curso de pós-graduação em Análise Aplicada ao Desenvolvimento Atípico do Instituto Goiano de Análise do Comportamento (IGAC).
Liane Dahás
CRP 06/115971 - Psicóloga Clínica e Experimental, Pós doutoranda da Universidade de São Paulo, desenvolvendo pesquisas em prevenção e tratamento de transtornos psiquiátricos. Atua como colaboradora do Ambulatório de Transtornos Alimentares do HC-IPq e em consultório particular. Supervisora do Curso de Qualificação Avançada em Clínica Analítico Comportamental do Centro Paradigma. Doutora e Mestra em Teoria e Pesquisa do Comportamento, e Especialista em Psicologia Clínica Analítico-Comportamental. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC) - Gestão 2017-2018.
Ligia Lacava
Ligia Lacava, analista do comportamento, terapeuta cognitivo comportamental e psiopedagoga. Mestranda em psiquiatria do desenvolvimento pela FMUSP (aprovada para doutorado direto). Tem MBA em gestão educacional pela USP/ESALQ. Foi pesquisadora do INPD, e psicóloga do ambulatório infantil do IPQHC. Atuou como psicóloga escolar, e é fundadora, coordenadora e supervisora da Equipe Aprender, além de atuar como psicóloga clínica com crianças e adolescentes, e orientação parental.
Luc Vandenberghe
CRP 69052522120- Psicólogo com Graduação e Mestrado em Psicologia Clínica e do Desenvolvimento pela Universidade de Gent (Belgica) e Doutorado pela Universidade Estadual de Liège (Bélgica). Terapeuta de Casal e Psicoterapeuta Comportamental em consultório Particular (Goiânia - GO). "Charter Member" da ACBS.
Professor da PUC de Goiás; Orientador nos programas de Doutorado e Mestrado de Psicologia e no Mestrado de Ciências Ambientais e de Saúde; Supervisor de Estágios.
Lucas Gandarela
CRM SP 132268 - Possui graduação em Medicina pela Fundação Baiana de Desenvolvimento das Ciências, residência em psiquiatria pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) , aprimoramento em Terapia Comportamental Cognitiva em Saúde Mental pelo Ambulatório de Ansiedade (AMBAN) - Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Luiza Aranha
Psicóloga pela PUC-SP (2014) e Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento (PUC-SP-2017). Foi co-supervisora na especialização em análise do comportamento aplicada ao TEA no núcleo paradigma em 2017. Em 2018 entrou para a monitoria teórica e dá supervisão no curso "Aprimoramento clínica AC: Orientação parental e intervenção com crianças e adolescentes", no qual atua até hoje, também do núcleo Paradigma.
Na psicologia clínica, tem experiência e supervisiona casos na área do desenvolvimento atípico, atendimento infantil, orientação de pais e professores. Participa do grupo de atendimento e pesquisa “LUPA – Educação Ampliada” no qual desenvolve protocolos de atendimento para o ensino de habilidades acadêmicas e os aplica em seus atendimentos. Realiza pesquisas envolvendo métodos de ensino em sala de aula que consideram currículos individualizados.
Além disso, está envolvida no ambulatório da Unifesp - DICA, no qual ministra grupos e participa de discussões de casos
Luiza Brandão
Doutoranda no Programa de Psicologia Clínica da USP, possui graduação em Psicologia (2011) e mestrado (2016) na mesma instituição. Atualmente é professora convidada - Núcleo de Estudos de Comportamento e Saúde Mental - Conscientia e professora no Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do comportamento, terapia infantil, terapia com adolescentes e orientação de pais.
Lívia Godinho Aureliano
Doutora em Análise do Comportamento Aplicada (2018) pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento (2008) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui graduação em Psicologia (2002) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Especialização em Terapia Analítico-Comportamental (2005) pela Universidade de São Paulo (USP). Aprimoramento em Terapia de Casal e Família (2009) pelo Centro Paradigma – Ciências do Comportamento. É Sócia Diretora do TatuTEA Espaço de Intervenção Comportamental; Docente, supervisora e orientadora de pesquisa em curso de graduação em Psicologia e pós-graduação em Gestão do Comportamento nas Organizações desde 2006; Psicoterapeuta comportamental de adolescentes, adultos, casais e família há 18 anos. É Membro associada desde 2004 da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC), com participações em congressos (Palestras, Mesas Redondas, Painéis, Simpósios); Membro associada desde 2016 da Association for Behavior Analysis International (ABAI), com participações em congressos.
Maria Fernanda Spínola
Graduação em Psicologia pela PUC-SP (2014). Mestranda em Análise do Comportamento Aplicado pelo Centro Paradigma. Professora e Supervisora do Curso de Formação em Acompanhamento Terapêutico do Centro Paradigma desde 2017. Atua como terapeuta clínica ABA no Núcleo de Intervenção Comportamental (NIC).
Maria Helena Leite Hunziker
Licenciada, Bacharel e Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1973 e 1974), Mestre, Doutora e Livre-Docente em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (1978, 1982 e 2003, respectivamente). Pós-Doutorado no Reed College - USA (1993-1994) e na Universidad de Sevilla - Espanha (1999). Foi docente na Clínica do Comportamento (Campinas), na Faculdade de Psicologia da PUC-São Paulo e na Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP (Departamento de Farmacologia). Trabalha na Universidade de São Paulo (Instituto de Psicologia - Departamento de Psicologia Experimental) desde 1988, onde foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia - área de concentração Psicologia Experimental (1994-1997) e Chefe do Departamento (2004-2008). Aposentada como Professora Associada 3, em 2017, atua como Professora Senior no mesmo departamento. É orientadora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental da USP, onde coordena pesquisas teóricas e experimentais sobre Análise do Comportamento, com ênfase nos temas controle aversivo, variabilidade comportamental e neurociências.
Maria Júlia Ferreira Xavier Ribeiro
CRP 06/4181 - Graduada em Psicologia (1975), possui mestrado (1983) e doutorado (1990) em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Professora titular (aposentada) de Teorias e Técnicas Psicoterápicas - abordagem comportamental da Universidade de Taubaté. Analista de comportamento acreditada pela ABPMC. Trabalha em clínica particular.
Marina Dantas Pedro
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo. É Mestre Profissional em Análise do Comportamento Aplicada pela Associação Paradigma - Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento, onde também cursou o Aprimoramento em Acompanhamento Terapêutico e Atendimento Extraconsultório, e o curso de Especialização em Clínica Analítico-Comportamental de Adultos. Atualmente na Associação Paradigma - Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento realiza as atividades de Coordenação dos "Cursos de Férias"; é Coordenadora, Professora e Supervisora do curso de Aprimoramento em Acompanhamento Terapêutico e Atendimento Extraconsultório, além de Pesquisadora colaboradora. Também é Pesquisadora Colaboradora da REDETAC (rede de colaboração interinstitucional para a pesquisa e o desenvolvimento das Terapias Analítico-Comportamentais). Atuou como terapeuta facilitadora voluntária em grupos de apoio por 2 anos na ASTOC-ST (Associação Solidária do TOC e da Síndrome de Tourette). Atua como terapeuta Analítico-Comportamental e Acompanhante Terapêutica.
Natália Calegare
Minicurrículo: Psicóloga formada pela PUC-SP, cursou a qualificação avançada em clínica analítico-comportamental no Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento e o aprimoramento em transtornos alimentares do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP. Atualmente é mestranda em Psicologia Experimental pelo Instituto de Psicologia da USP.
Nerucia Rezende Ferreira
A professora Nerúcia Andreza Resende Ferreira é psicóloga graduada pela UFPA, mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC-SP. Desde 1997 é professora adjunta da UFPA, universidade onde atua como supervisora na clínica analítico comportamental e ministra disciplinas relacionadas ao tema.
Nilzabeth Leite Coêlho
Possui graduação em Psicologia - Formação de Psicólogo pela Universidade Federal do Pará (2004) e mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará (2006). Atuou como psicóloga do Centro Universitário do Estado do Pará, no Serviço de Apoio ao Estudante de 2006 a 2018. Atuou como psicóloga da Secretaria de Saúde do Estado do Pará no Programa Saúde da Mulher na Unidade de Referência Especializada Materno Infantil - UREMIA. Atualmente é professora e Coordenadora do Curso de Graduação em Psicologia do Centro Universitário do Estado do Pará. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar, Psicologia da Saúde e Psicologia Clínica com ênfase em Análise do Comportamento.
Nione Torres
CRP 08/02333-0 - Graduada em Psicologia pela Universidade Filadélfia (UNIFIL)- Londrina. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Psicologia Clínica na área de Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Formação em Terapia Comportamental Dialética (DBT) pelo Behavioral Tech/The Linehan Institute-Seattle-EUA.
Criou o Instituto de Análise do Comportamento em Estudos e Psicologia de Londrina (IACEP), atuando até a presente data como terapeuta, coordenadora de projetos e supervisora clínica. Membro da Associação Brasileira de Medicina e Terapia Comportamental (ABPMC). Sócia- fundadora da Sociedade Brasileira de Stress e Qualidade de Vida. Autora de artigos e capítulos de livros relacionados à área de Psicologia Clínica na Análise do Comportamento no Brasil e no exterior. Professora convidada em Cursos de graduação e Pós-Graduação na área da Psicologia Clínica da Análise do Comportamento. Coordenadora e Supervisora de Projetos sociais com ênfase à atendimento
psicológico para adultos. Coordenadora do Núcleo de Estudos de Terapia Dialética Comportamental do IACEP.
Olivia Mariann Montserrat Gamarra Recalde
Doutora em Psicologia pela Universidade de Palermo, pós-graduada em Atualização em Psicopatologia Clínica pela Universidade de Barcelona. Graduada em psicologia pela Universidade Católica, Paraguai. Psicoterapeuta e formadora em cursos de pós-graduação em Terapias Baseadas em Evidências, em Sensorium, Paraguai. Editor adjunto da RBTCC, Revista Brasileira de Terapias Comportamentais e Cognitivas. Vice-Presidente da Academia Paraguaia de Psicologia Cognitiva Comportamental, APPCC.
Paula Virginia Elias de Oliveira
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2000) e mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2002). Atua como professora universitária na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC – GO). Tem experiência na área de avaliação e manejo de psicopatologias. Atua ainda como professora e supervisora em cursos de Pós Graduação no Instituto Goiano de Análise do Comportamento (IGAC).
Pedro Quaresma Cardoso
Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Especialista de Psicoterapia Analítico-Comportamental (ITCR). Docente no curso de psicologia na Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicoterapia comportamental, abuso de álcool de drogas, psicologia clínica e análise do comportamento
Priscila Tácolla
Graduada pela Universidade Estadual de Londrina – UEL e Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo – USP/SP. É sócia do Instituto de Análise do Comportamento em Estudos e Psicologia - IACEP em Londrina, atuando como Psicologa Clínica de adultos e supervisora de atendimentos clínicos. Atua também como docente em cursos de Aprimoramento e Especialização em Análise do Comportamento, além de ministrar cursos e palestras a comunidade leiga.
Priscilla Terumi Moraes
Psicóloga formada pela Universidade de São Paulo (USP-SP).
Especialista em Saúde da Mulher e da Criança pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e Outros Atrasos do Desenvolvimento pelo Núcleo Paradigma. Mestranda em Análise do Comportamento pelo Núcleo Paradigma.
Reginaldo Pedroso
Psicólogo,Pós Doutorado, Doutor e Mestre em Psicologia (Análise do Comportamento) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Psicoterapeuta Comportamental. Especialista em Terapia Comportamental, Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental e Especialista em Psicopedagogia. Formação na área de Gestão de Pessoas. Professor Adjunto departamento de psicologia UNIR (Universidade Federal de Rondônia). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Clínica Comportamental, Comportamento do Consumidor, Comportamento de Escolha, Comportamento Organizacional, Gestão de Pessoas e Educação, atuando como gestor e pesquisador nos seguintes temas: desenvolvimento sustentável, economia comportamental, relações conjugais, controle aversivo, comportamento de escolha, práticas culturais, comportamento organizacional, cultura e clima organizacional, gestão por competências, treinamento e desenvolvimento de pessoas e processos motivacionais.
Roberta Bianca Marcelino de Almeida
CRP 06/92.123 - Roberta é mestranda em Análise do Comportamento Aplicada pelo Paradigma - Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento. Especialista em Transtornos Alimentares e Obesidade pela UFRJ (2013). MBA em Gestão Empresarial pela Universidade de Taubaté (2012). Especialista em Terapia Comportamental pela USP (2009). Psicóloga formada pela Universidade de Taubaté (2007). Membro do TACn1: Grupo de Pesquisa Processo-Resultado em Terapia Analítico-Comportamental no Paradigma - Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento. Membro da RedeTAC, uma rede brasileira de colaboração interinstitucional para pesquisa e desenvolvimento em psicoterapias Analítico-Comportamentais. Psicóloga Clínica e pesquisadora.
Roberta Kovac
CRP 06/52287 - Graduada em Psicologia pela PUC-SP (1995), Mestr em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento também pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutora em Psicologia Clínica pelo Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo (2018). É coordenadora acadêmica, supervisora e docente no Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, formação em Psicologia e formação em Análise do Comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia comportamental, eventos encobertos, trabalho no ambiente, equipe multiprofissional, RFT (Teoria das Molduras Relacionais) aplicada à clínica e Terapia de Aceitação e Compromisso.
Roberto Alves Banaco
CRP 06/14985-1 - Doutor em Ciências (área de concentração: Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo, Mestre em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo, Graduado em Psicologia pela PUC-SP. Analista do comportamento acreditado pela Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental.
Diretor acadêmico / professor da Associação Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento. Docente do Mestrado profissional em Análise do Comportamento Aplicada, além de supervisor e docente no curso de Especialização em Clínica Analítico-Comportamental.
É membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Psicologia e Membro do Conselho da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental. Membro do corpo editorial da Revista Perspectivas em Análise do Comportamento e da Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. Foi Presidente da ABPMC na gestão 1995-1996.
Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do comportamento, análise experimental do comportamento, terapia analítico-comportamental, behaviorismo radical e análise do comportamento aplicada.
Samir Vidal Mussi
Doutorando em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC - SP). Mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (2010-2012), Especialista em Terapia por Contingências de Reforçamento pelo ITCR (2014-2016) e Psicólogo graduado pela Universidade Federal de São João del-Rei (2004-2010). No mestrado desenvolveu pesquisa sobre a avaliação de um programa de psicoeducação para pacientes com Transtorno Bipolar. No doutorado pesquisa sobre terapia afirmativa para pessoas transgênero. Atualmente, além de cursar o doutorado, também clinica em consultório particular em São Paulo (SP). Sua área de interesse consiste na Terapia Comportamental, sexualidade humana, gênero e em estudos sobre saúde mental.
Info
Sidnei Rinaldo Priolo Filho
Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos. Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Tuiuti do Paraná. Realiza pesquisa na área de Psicologia Forense com ênfase em violência contra o parceiro íntimo, alienação parental e comportamentos sociais e legislação.
Silvia Canaan Moraes de Oliveira
CRP 10/00294 - Psicóloga formada pela UFPA com Mestrado em Musicoterapia pela University of Missouri - Kansas City (EUA) e Doutorado em Psicologia pela UnB. Foi professora do Curso de Psicologia da UFPA. Atua como Terapeuta Comportamental Individual e de Grupo em Clínica Particular, Palestrante, Pesquisadora Membro da REDETAC - Rede de Colaboração Interinstitucional para a Pesquisa e o Desenvolvimento das Terapias Analítico-Comportamentais e Coordenadora do NEVIDA - Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Violência Doméstica
Simone Oliani
Psicóloga Clinica (CRP 08/06091). Mestre em Análise do Comportamento e Especialização em Psicoterapia Analítico Funcional pela UEL. Possui formação em ACT (Terapia de Aceitação e Compromisso) e FAP (Psicoterapia Analítico Funcional) pelo Instituto Continuum, Londrina/PR. Além de vários cursos de atualização ao longo da carreira, como Formação em Substâncias Psicoativas e Redução de Riscos e Danos pela Unifesp e Formação como instrutora de Mindfulness pela Escola de Excelência IPqHCFMUSP.
Escreveu capítulos de livros e artigos para revistas cientificas e para a comunidade leiga. Fez muitas palestras para a comunidade e apresentações em congressos e encontros científicos, como membro de mesas redondas, simpósios e professora de cursos. Além de ter atuado como organizadora de diversos eventos ligados à Psicologia.
Foi docente e supervisora de estágios de varias instituições de ensino superior, entre elas: UEL, UNIPAR, CESULON e Faculdade Pitágoras de Londrina. Docente convidada de vários cursos de especialização na área de psicologia clinica, e do curso (online) de Atualização em Psicoterapia Analítico Funcional e Terapia de Aceitação e Compromisso/ ACT e FAP, junto Instituto Continuum / Londrina-Pr.
É afiliada da ABEAD – Associação brasileira de Estudos de Álcool e outras drogas e também da ABPMC (Associação Brasileira de Medicina e Psicologia Comportamental) onde já foi membro da diretoria e atualmente é coordenadora regional da ABPMC Comunidade. Também é membro do CRA (Comitê de Regulação de Álcool).
Também atuou como supervisora do trabalho voluntário do Espaço Escuta, desenvolvido pela Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos em Londrina – Pr.
Sócia fundadora e psicoterapeuta do PsicC – Instituto de Psicoterapia e Analise do Comportamento até o ano de 2015. Em 2016, sócia fundadora, diretora e psicóloga clínica, no CINP Centro Integrado de Neuropsiquiatria e Psicologia Comportamental.
Experiência de 25 anos em atendimento clinico amplo e trabalhando com temas como análise do comportamento, dependência de substancias, álcool e outras drogas, prevenção e intervenção em comportamentos de riscos, habilidades sociais, transtornos de humor, transtornos de ansiedade e estresse, com família, casais, adultos e adolescentes.
Thais Cristina Gutstein
CRP 08/13298 - Doutora em Educação - PPGE pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, Mestre pela Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná, Especialista em Terapia Analítico Comportamental pela Universidade Paranaense e Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Atua com projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, como docente na área da Psicologia Clínica, Educação e Desenvolvimento Humano e Coordenadora, docente e supervisora do curso de Pós Graduação em Terapia Analítico Comportamental (UNIPAR)- Campus Francisco Beltrão.
Tiago Alfredo da Silva Ferreira
CRP 03 - 3913 - Psicólogo, Mestre e Doutor pelo Programa de Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA). Professor da Graduação e pós graduação em Psicologia (UFBA). Supervisor clínico com mais de 15 anos de experi ência clínica e ênfase na Terapia Analítico Comportamental (TAC) e na Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT).
Tiago Florêncio
Psicólogo pela Universidade de Taubaté com Formação em Clínica Analítico Comportamental Infantil pelo Paradigma – Centro de Ciências do Comportamento. É Mestre Profissional em Análise do Comportamento Aplicada pela mesma instituição. Foi professor de Análise Experimental do Comportamento na Faculdade Anhanguera. Atualmente é professor e supervisor nos cursos de Acompanhamento Terapêutico e Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista, ambos no Paradigma.
Valessa Dias de Oliveira
CRP 06/81749 - Psicóloga pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Terapeuta Comportamental pelo Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento (ITCR). Especialista pela USP. Cursou Aprimoramento em Clínica AC: Orientação parental e Intervenção com crianças e adolescentes no Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento. Responsável técnica do Instituto Agir e Pensar, além de psicóloga clínica e supervisora.
Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: clínica analítico-comportamental para crianças, adolescentes e adultos e orientação parental.
Victor Hugo Bassetto
CRP 08/17065 - Mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina. Psicólogo formado pela Faculdade Pitágoras de Londrina. Possui formação em ACT (Terapia de Aceitação e Compromisso) e FAP (Psicoterapia Analítico Funcional) pelo Instituto Continuum, Londrina/PR, e em Terapias Comportamentais Contextuais pelo Centro Paradigma, São Paulo. Cursou aprimoramento em Terapia Analítico-Comportamental no Instituto Continuum. Atuou como supervisor clínico e professor no curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras de Londrina. Atua no Centro Integrado de Neuropsiquiatria e Psicologia Comportamento (CINP) como supervisor e psicólogo clínico de jovens e adultos. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5903430030971781
Yanne Luna de Azevedo
CRP 22/00625 - Yanne Azevedo é psicóloga e mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará. Atua na área clínica e organizacional. Foi docente da Universidade Ceuma entre os anos 2002 e 2020. É psicóloga efetiva da Secretária Municipal de Saúde do Maranhão desde 2007, atuando no Centro de Saúde Clodomir Pinheiro Costa, no CAISCA (Centro de Atendimento Integral à Saúde da Criança e do Adolescente) e Ambulatório de Saúde Mental de Adultos. É sócia fundadora da Estímulos Análise do Comportamento.
Yara Claro nico
Yara Nico é Psicóloga e mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC-SP. Possui mais de 20 anos de experiência como terapeuta comportamental. Foi professora na PUC- SP, Universidade São Judas Tadeu e na The School of Life, em São Paulo.
Elaborou o projeto pedagógico de uma Faculdade de Psicologia em São Paulo e foi responsável por sua coordenação geral. Coordenou o curso de especialização em Terapia Analítico-Comportamental do Centro Paradigma de Ciências do Comportamento, onde atuou também como professora, supervisora clinica e orientadora de pesquisas.
Como pesquisadora, nos últimos 10 anos se dedicou ao estudo do comportamento verbal, comportamento simbólico e sofrimento psicológico produzido pela cultura contemporânea. É uma das autoras do livro: “A depressão como fenômeno cultural na sociedade pós-moderna” (2016).
Recentemente vem estudando sobre Psicoterapia Assistida por Psicodélicos. Em 2020 fez o curso on-line “Psicodélicos e Saúde Mental”, no Instituto Phaneros; participou da "Interdisciplinary Conference on Psychedelic Research"; realizou o Workshop sobre Ayahuasca e Ibogaína organizado pelo Grea, Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas/SP, e recebeu o treinamento “Psychedelics 101& 102” para clínicos oferecido pela Fluence – USA.
Yara Kuperstein Ingberman
CRP 08/0436 - Mestrado e Doutorado em Psicologia Clínica pela USP 1999, Coordrnadora do IEPAC - Instituto de estudo e Psicoterapia Analítico Comportamental em Curitiba , Coordenadora do Curso de Especialização Clínica Analítico Comportamental na Universidade Positivo , Professora aposentada da UFPR, Terapeuta Analítico Comportamental.