Ensino de Habilidades Sociais para adolescentes com TEA
GARANTA A SUA VAGA; https://evolucioagirepensar.com.br/ensino-de-habilidades-sociais-para-adolescentes-com-tea/
Horário e local
30 de set. de 2021, 08:30 – 16:30
AULA GRAVADA
Sobre o evento
ENSINO DE HABILIDADES SOCIAIS PARA ADOLESCENTES COM TEA
Coordenação; Me. Tiago Florêncio
Parceria:
Instituto Agir e Pensar
Instituto Continuum
07 HORAS/AULA
com emissão de certificado
Aula ao aivo ou gravada após o evento (disponível até 12/2021)
Aula 7 - 18 de Setembro
8:30h-16:30h
Prof: Ms.Tiago Florêncio
Tema: Ensino de Habilidades Sociais para adolescentes com TEA
-------------------------------------------------------------------------------------------
Ms. Tiago Florêncio
Psicólogo - Mestre Profissional em Análise do Comportamento Aplicada pelo Centro Paradigma de Ciências do Comportamento. Foi professor de Análise Experimental do Comportamento na Faculdade Anhanguera. Atualmente é professor e supervisor nos cursos de Acompanhamento Terapêutico e Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista, ambos no Paradigma.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- O que são Habilidades Sociais (HS);
* HS como respostas selecionadas
- Avaliação;
* Observação
* Avaliação Funcional
* Relevancia do contexto
- Planejamento e Estratégias de ensino.
* Análise de tarefas
* Descrição de comportamentos alvo
* Compreensão de estímulos sociais
* Historias Sociais
* Modelagem e Modelação
* Role-playing
* Scripts
* Generalização
Bibliografia:
Brasileiro, M. Pereira, J. M. C. Intervenção em grupo para desenvolvimento de habilidades sociais in Duarte, C. P. Silva, L. C. Velloso, R. L. (Org.) Estratégias da Análise do Comportamento Aplicada para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo. São Paulo: MEMNON, 2018.
Del-Prette, A. Del-Prette, Z. A. P. Competência social e habilidades sociais: Manual teórico-prático. São Paulo: Vozes, 2017
Leonardi, J. L., & Borges, N. B. B. (2012). A modelagem como ferramenta de intervenção. In: N. B. Borges & F. A. Cassas (Orgs.), Clínica analítico-comportamental: Aspectos teóricos e práticos (pp. 166-170). Porto Alegre: Artmed.
Skinner, B. F. (1953). Modelagem e manutenção do comportamento operante. Em Ciência e Comportamento Humano. São Paulo: Martins Fontes.
GARANTA A SUA VAGA; https://evolucioagirepensar.com.br/ensino-de-habilidades-sociais-para-adolescentes-com-tea/
Público Alvo:
Psicólogos, psiquiatras e estudantes destas àreas
Informações:
contato@evolucio.com.br
Whatsapp 11 952728177