Curso de História e Filosofia

Curso oferecido pela ABPMC. Todos os professores estão cedendo os honorários em benefício da Associação e 100% do lucro obtido no curso será revertido para a ABPMC.
O registro está fechado
Curso de História e Filosofia

Horário e local

14 de mai. 19:00 – 22 de mai. 10:20
Evento online

Sobre o evento

Curso: HISTÓRIA E FILOSOFIA

Curso totalmente online

#Inscreva-se e após o curso ganhe 15 dias de acesso gratuito na Plataforma DíadeLab

MÓDULO DE HISTÓRIA

Aula 1 - Dia 14/05 - 19h00 às 20h30: Do Behaviorismo Clássico ao Behaviorismo Radical 

Palestrante:Bruno Angelo Strapasson (UFPR)

Bruno Angelo Strapasson

http://lattes.cnpq.br/5080386631573177

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2004), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná e pesquisador com ênfase nas áreas de história e teoria do Behaviorismo e de Análise do Comportamento

Aula 2 - Dia 14/05 - 20h50 às 22h20: História da Análise do Comportamento de B. F. Skinner 

Palestrante: Robson Nascimento da Cruz (PUC-MG)

Robson Nascimento da Cruz (PUC-MG)

http://lattes.cnpq.br/5211329055368033

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005), especialização em História da Ciência pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013) e pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Federal de São João Del-Rei (2015) e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015-2017). Atua nos seguintes temas: história e epistemologia da psicologia experimental e psicologia social, métodos qualitativos; biografia científica; problemas psicológicos da escrita acadêmica; cotidiano e saúde mental na vida acadêmica.

Aula 3 - Dia 15/05 - 08h30 às 10h00: História da Análise do Comportamento no Brasil 

Palestrante: Rodrigo Lopes Miranda (UCDB)

Rodrigo Lopes Miranda (UCDB)

http://lattes.cnpq.br/1606891363670949

Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e vice coordenador do referido Programa. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Psicologia (GEPeHP). Presidente da Sociedade Brasileira de História da Psicologia (SBHP). Editor da Revista Psicologia e Saúde (UCDB) e coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu em Terapia Analítico-Comportamental (UCDB). Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG (FaE-UFMG). Estágio doutorado sanduíche no Cummings Center for the History of Psychology da University of Akron (CCHP-UA). Foi coordenador do Grupo de Trabalho em História da Psicologia da ANPEPP (2018-2020) e membro do review committee da Cheiron: The international Society for the History of the behavioral and social sciences (2015-2018)

Aula 4 - Dia 15/05 - 10h20 às 11h50: História da Terapia Comportamental 

Palestrantes: Caroline da Cruz Pavan-Cândido (USP-Ribeirão Preto) e Gabriel Vieira Candido (UFSCar)

Caroline da Cruz Pavan-Cândido (USP-Ribeirão Preto)

http://lattes.cnpq.br/5488271820617733

Possui mestrado e doutorado em Psicologia, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP); especialização em Clínica Analítico-Comportamental pelo Paradigma - Centro de Tecnologia do Comportamento e aprimoramento em Psicologia Clínica e Hospitalar pelo HCFMRP-USP e graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Atua como terapeuta analítico-comportamental, docente e supervisora clínica do curso de Psicologia do Centro Universitário Barão de Mauá e do Centro Paradigma de Ciências do Comportamento. Tem experiência clínica, no ensino e pesquisa em terapia analítico-comportamental e psicologia da saúde.

Gabriel Vieira Candido (UFSCar)

http://lattes.cnpq.br/7951464101986207

Possui graduação em Psicologia: Habilitação e Formação de Psicólogo pela Universidade Vale do Rio Doce (2006), mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009) e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2014). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Terapia Analítico-Comporatmental, Análise do comportamento e História da Psicologia. Atualmente é professor do curso de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), integrando o Laboratório de Análise do Comportamento e Saúde (LACS)

MÓDULO DE FILOSOFIA

Aula 5 - Dia 21/05 - 19h00 às 20h30: Pragmatismo 

Palestrante:Carolina Laurenti (UEM) e Carlos Eduardo Lopes (UEM)

Carolina Laurenti (UEM)

possui graduação em Psicologia (Bacharelado, Licenciatura Plena e Formação de Psicólogo) pela Universidade Estadual de Londrina (2002) e mestrado (2004) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2009). Foi professora adjunta no Departamento de Fundamentos da Educação de 2011 a 2012, na área de Metodologia e Técnicas de Pesquisa. Atualmente, é professora adjunta do Departamento de Psicologia na Universidade Estadual de Maringá na área de Fundamentos da Psicologia e está credenciada no Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em História e Epistemologia da Psicologia, e Pesquisa conceitual em Comportamentalismo Radical. Atua principalmente nos seguintes temas de pesquisa: epistemologia da psicologia comportamentalista (pragmatismo; determinismo; indeterminismo; liberdade); interpretação relacional de fenômenos sociais contemporâneos (gênero, dominação masculina); interface entre análise do comportamento e outras ciências, e com o feminismo.

Carlos Eduardo Lopes (UEM)

Graduado em Psicologia (Bacharelado e Formação de Psicólogo) pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Foi professor adjunto no curso de graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - campus de Paranaíba (UFMS-CPAR) (2006-2008). Foi Visiting scholar no Historical, Theoretical, and Critical Studies of Psychology Graduate Program da York University (Toronto-Canada) (2019-2020). Atualmente é professor associado no Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e professor-orientador permanente no Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Coordena o Laboratório de Filosofia e Metodologia da Psicologia (LAFIMEP), no qual desenvolve pesquisas na área de História e Filosofia da Psicologia, principalmente nos temas: Comportamentalismo Radical; Subjetividade; Pragmatismo; Discurso Pós-Moderno; Questões Sociais Contemporâneas.

Aula 6 - Dia 21/05 - 20h50 às 22h20: Selecionismo 

Palestrante: Diego Zilio (UFES)

Diego Zilio (UFES)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Psicologia e Formação do Psicólogo, pela Unesp, campus de Bauru. É Mestre em Filosofia da Mente, Epistemologia e Lógica pela Unesp, campus de Marília. É Doutor em Psicologia Experimental pelo Instituto de Psicologia da USP. Atua nas áreas da Psicologia e Filosofia, com ênfase em Análise do Comportamento, Psicologia Social Analítico-Comportamental, Filosofia da Mente, Filosofia da Ciência e História da Psicologia. Tem artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Um livro de sua autoria, intitulado A Natureza Comportamental da Mente: Behaviorismo Radical e Filosofia da Mente, foi publicado pela Editora Cultura Acadêmica (Unesp) em 2010. Organizou com Kester Carrara a série de livros "Behaviorismos: Reflexões Históricas e Conceituais", publicados pela Editora do Centro Paradigma. Em 2012, foi pesquisador visitante no Georgia Institute of Technology, em Atlanta, Estados Unidos. Entre 2013 e 2015 foi pesquisador de pós-doutorado filiado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da UNESP, campus de Bauru. É Editor Geral do periódico internacional Behavior & Philosophy. Foi Editor Geral em Língua Portuguesa do periódico internacional Acta Comportamentalia. É editor associado da Revista Brasileira de Análise do Comportamento, da Perspectivas em Análise do Comportamento, e da Acta Comportamentalia. É vice-coordenador do GT "Pesquisa Teórica em Análise do Comportamento" da ANPEPP. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento da Universidade Federal do Espírito Santo e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da mesma universidade, além de ser tutor do PET - Psicologia UFES

Aula 7 - Dia 22/05 - 08h30 às 10h00: Antimentalismo 

Palestrante: Marcus Bentes de carvalho Neto (UFPA)

Marcus Bentes de carvalho Neto (UFPA)

Concluiu o mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará em1996 e o doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo em 2001. Na mesma instituição realizou um Estudo de Pós-doutoramento entre 2006 E 2007 (bolsista PDJ/CNPQ). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Pará e bolsista de produtividade do CNPQ (nível 2). Publicou mais de 30 artigos em periódicos especializados e 16 capítulos de livro. Atua na àrea de psicologia, com ênfase em Análise do Comportamento. Atualmente orieenta trabalhos em 03 linhas: (1) Recombinação de Repertório (com especial interesse no fenômeno "insight" em animais humanos); (2) Controle aversivo (especialmente sobre mecanismos comportamentais básicos envolvidos na punição); (3) Questões históricas e conceituais e, análise do comportamento. Aualmente exerce as funções de coordenador do Programa  de Pós-Graduação em Teoriae pesquisa do Comportamento. De coordenador das atividades de extensão do PARFOR do Curso DE Matemática da UFPA, de Consultor AD HOC da CAPES e do CNPQ, membro do comitê de Ética no uso de animais (CEUA) da UFPA.

Aula 8 - Dia 22/05 - 10h20 às 11h50: Ética 

Palestrante: Alexandre Dittrich (UFPR)

Alexandre Dittrich (UFPR)

Possui graduação em Psicologia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1999) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Atualmente é professor e pesquisador na Universidade Federal do Paraná. Tem experiência nas áreas de Psicologia e Filosofia, dedicando-se especialmente aos seguintes temas de pesquisa: relações entre behaviorismo radical e análise do comportamento; história da psicologia; epistemologia da psicologia; relações comportamentais sociais e culturais; ética, política e psicologia. E-mail: aledittrich@ufpr.br

OBS: O link de acesso a aula será enviado por email 

A aula será pelo zoom

Investimento:

Associados ABPMC

Pagto único por todos os dias: R$ 100,00 

Não associado:

pagamento único por todos os dias: R$ 150,00

Não é sócio ainda? Corre lá! www.abpmc.org.br

Lembre-se: quando você se associa está colaborando para a disseminação de conhecimento, ações de apoio à formação de qualidade em AC, atualização por meio das publicações de nossa Editora (em grande parte gratuitas), e para manutenção mensal da associação (Sim! Temos custos elevados!). Portanto, associar-se vai além de obter desconto em nossos eventos e de nossos parceiros.

Público Alvo:

Psicólogos, psiquiatras e estudantes destas àreas

Informações:

contato@evolucio.com.br

Whatsapp 11 952728177

Tipo de Ingresso
Preço
Qtd
Total
  • Associado ABPMC
    R$100
    R$100
    0
    R$0
  • Não associado
    R$150
    R$150
    0
    R$0
TotalR$0